domingo, 24 de maio de 2009

VILLAGRAN CABRITA - PATRONO DA ARMA DE ENGENHARIA




O Ten Cel João Carlos de Villagran Cabrita tombou no dia 10 de Abril de 1866, em plena Batalha da ilha de Redenção, no rio Paraná, quando então comandava o Batalhão de Engenheiros, originário do lusitano Real Corpos de Engenheiros.
Foi uma jornada de intensos combates, de sangrentos encontros e heróicas ações de astúcia e engenhosidade. A coragem de Villagran Cabrita galvanizava a determinação dos homens que o seguiam em todas as ações.
Naquele cenário heróico, depois da agitação, do entrevero e do cansaço, a espessa fumaça, com cheiro de pólvora, se disparava um tiro isolado. Permaneciam apenas os despojos dos guerreiros com seus uniformes azuis e brancos manchados de sangue, aferrados à posição que defenderam até a morte. Os engenheiros, bem como o seu chefe, afirmaram-se como combatentes abnegados e eficientes, porque ninguém os expulsou dali.
O ilustre chefe, valoroso e heróico comandante , reviveu para a glória, como só ocorre com os verdadeiros soldados. Pelo exemplo legado e méritos incontestáveis, tornou-se patrono da Arma de Engenharia. É ele quem está à testa de todas as tropas de Engenharia que hoje desfilam, como a indicar o caminho às gerações de engenheiros que o sucederam na honrosa e digna missão de manter inviolável o imenso patrimônio territorial recebido como herança de nossos antepassados.



Para LER MAIS, clique no LINK seguinte:


http://www.17gac.eb.mil.br/Atv_sociais/Civismo/Patronos/Patronos.htm

sábado, 23 de maio de 2009

O Brasil e a sua Força de Paz no Haiti (Painel do Paim)





Este blog foi criado em virtude de haver recebido o e-mail abaixo transcrito, do Tenente Eduardo, mas sobretudo, expressa meu elevado amor à pátria, a minha saudação à insigne bandeira do Brasil querido, à minha paixão pelo nosso Exército e, ao meu elevado arraigado espírito de corpo.

Por simples coincidência, lanço este blg, exatamente, no dia em que estou completando 81 anos.

Sou praça de 15-03-1948, incorporado no então 9º. Grupo de Artilharia a Cavalo 75, nesse mesmo Quartel, hoje ocupado pelo 9º. BE Comb, tendo servido nesta Unidade, como 1º. Tenente e Capitão Dentista, sob o comando do Capitão Edson Pierre Marcelo, do Capitão Lybio King, do Tenente Coronel Ivan de Souza Mendes (meu companheiro no Lyons Club de Aquidauana) e do Coronel Wilson de Freitas.

Registro a minha satisfação e honra de ter comparecido, a convite do Tenente Coronel Sizino, à solenidade de entrega da boina azul, em 08-05-2008, ao contingente que deveria seguir para o Haiti, ocasião em que comemorei meus 60 anos de praça, ao lado do Tenente Coronel Abilio Sizino e do Tenente Coronel Luís Rogério Cid Duarte Comandante do 9. Grupo de Artilharia de Campanha 75, o qual me convidou para assistir, no mesmo dia, a solenidade em que comemorou a dia da vitória dos aliados contra as forças totalitárias, em formatura da tropa e após desfile, foi feita a entrega da "boina preta" aos soldados que completaram árduo treinamento, no limite de suas forças físicas e mentais, tornando-se aptos para o cumprimento do dever para com a pátria, à qual tudo se deve e, dela, nada se cobra.

Nessa ocasião, coube aos familiares efetuarem a entrega das referidas boinas e, após a cerimônia, a Unidade, comandada pelo Tenente Coronel Cid, ofereceu um cocktail, com a presença dos familiares dos soldados, os quais serviram de padrinhos e madrinhas do militares, agraciados com essa honraria, que significa aptidão para o cumprimento de qualquer missão militar, inerente ao seu nível.


O e-mail supra referido é do teor seguinte:

Re: Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio - MS.


De:
eduardo@exercito

Para:

edsonpaim

Assunto:

Re: Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio

Data:

08/05/2009


Prezado Edson Nogueira Paim,

Agradeço a gentileza da publicação e espero contar com o Sr. quando
assumir no final de junho a missão no Haiti.

Desde já vou colocar seu e-mail na nossa lista de envio de matérias.

O período em Aquidauana foi muito acelerado pelas atividades do treinamento.

Desde já o canal está aberto.

Atenciosamente,

Ten Eduardo


A matéria a que se refere o Ten. Eduardo foi publicada no blog BATALHÃO CARLOS CAMISÃO, a qual é, aqui reproduzida:


Força de Paz Haiti treina realizando obras em prol da comunidade de Aquidauana e Anastácio - MS






O 9º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti realizou obra de ampliação da Casa de Abrigo e Proteção SOME, em Anastácio, por ocasião do Estágio Básico de Operações de Paz realizado de 27 a 29 de abril.

A obra realizada irá permitir a instalação de uma biblioteca e sala de informática para as crianças assistidas pela instituição.

A Organização Não-Governamental Sociedade Missionária Ebenézer (SOME) é uma unidade de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência, maus tratos, violência e abuso sexual que acolhe atualmente 24 crianças dos 4 aos 17 anos e vive da contribuição de voluntários da comunidade local, do Poder Judiciário, da Polícia local, do apoio do Exército Brasileiro e de outras instituições.

A obra serviu para o treinamento dos militares de engenharia do Exército que irão desenvolver atividades de construção vertical na missão de paz no Haiti.

A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti segue no treinamento até o dia 8 de maio, quando termina o Estágio Avançado de Operações de Paz em Aquidauana.


A informação é da Comunicação Social da Cia E F Paz Haiti: Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (Tenente Eduardo)

As fotos são do Cabo Augusto

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Família Pipa: confraternização para famílias aquidauanenses




ACS - Fotos Diego Cremonezi

As famílias aquidauanenses prestigiaram um domingo diferente na manhã de ontem (17) no 9º BE Comb. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das relações familiares, o Rotary Club de Aquidauana em parceria com o Governo Municipal, Caixa Econômica Federal, UFMS, Casa da Amizade e Rádio Fm Pan realizaram o 1º Família Pipa.

Simultaneamente, a FEMA (Fundação de Esportes) realizou mais uma edição do projeto Manhã de lazer. A criançada acompanhou a apresentação cultural do jovem Rafael Portes e grupo Kariyushi Taikô, da associação Okinawa de Campo Grande.

O Taikô significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados. Sua origem data-se há dois mil anos e era utilizado como meio de comunicação entre as pessoas que estavam em locais diferentes. O Taikô é uma cultura que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais.

Para o presidente do Rotary Clube de Aquidauana Ramão Portes, a intenção do evento é fortalecer as relações de pais e filhos. “Eventos com esse caráter trazem alegria e melhoram o relacionamento das pessoas. Gostaria de agradecer as empresas locais que se interessaram e participaram de forma efetiva”. O prefeito Fauzi Suleiman acompanhado da primeira dama Selma Suleiman, citou a falta de tempo das pessoas para a conversa em família. “È um momento saudável e de confraternização”, disse.

Foram premiados com troféus e medalhas na categoria por equipe Águia Azul – Yuri Aparecido Costa, Diego Alves, Paulo Vilarva e Fabiano Santos; maior pipa, Cleiton da Silva Santos; menor pipa Leonardo Dias; e a pipa mais criativa com João Paulo Piveta.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Presidente Lula em Aquidauana - MS


9º BE: Dia da Vitória com atividades da Força de Paz



O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) acompanhado do vice Vanildo Neves e de autoridades militares, civis e religiosas participou da solenidade em comemoração ao Dia da Vitória e encerramento das atividades de treinamento da força de paz Haiti no 9º Batalhão Carlos Camisão.

A data, 8 de maio, marca a celebração ao Dia da Vitória, período que marca o fim da ameaça nazi-fascista pelas forças Aliadas nos campos da Europa. Os pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) foram homenageados pela bravura em defender a soberania do Brasil durante a 2ª Grande Guerra Mundial.

Na oportunidade foram entregues ao efetivo o capacete azul e o distintivo da ONU (Organização das Nações Unidas), seguido do encerramento dos seis meses das atividades de treinamento do contingente de 250 homens que seguirão para o Haiti no próximo mês.

Para o comandante do 9º BE Comb Tenente Coronel Abílio Sizino, "o exército prepara homens para guerra e homens para paz". Em nome do batalhão, o comandante desejou sorte e sucesso na jornada. "Leve a contribuição do Brasil para o Haiti". Alunos e professores das Escolas Municipais e particulares além de familiares dos militares participaram da solenidade.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

‘Força de Paz’ realiza obra em casa de abrigo e proteção





O 9º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti realizou obra de ampliação da Casa de Abrigo e Proteção SOME, em Anastácio, por ocasião do Estágio Básico de Operações de Paz realizado de 27 a 29 de abril.

A obra realizada irá permitir a instalação de uma biblioteca e sala de informática para as crianças assistidas pela instituição.

A Organização Não-Governamental Sociedade Missionária Ebenézer (SOME) é uma unidade de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência, maus tratos, violência e abuso sexual que acolhe atualmente 24 crianças dos 4 aos 17 anos e vive da contribuição de voluntários da comunidade local, do Poder Judiciário, da Polícia local, do apoio do Exército Brasileiro e de outras instituições.

A obra serviu para o treinamento dos militares de engenharia do Exército que irão desenvolver atividades de construção vertical na missão de paz no Haiti.

A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti segue no treinamento até o dia 8 de maio, quando termina o Estágio Avançado de Operações de Paz em Aquidauana.


A informação é da Comunicação Social da Cia E F Paz Haiti: Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (Tenente Eduardo)

As fotos são do Cabo Augusto

terça-feira, 5 de maio de 2009

Lula chega de helicoptero no 9. B E COMB

Lula embarca em Aquidauana no Trem do Pantanal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar por mais de uma hora no novo Trem do Pantanal na sexta-feira (8). Ontem, a equipe precursora do Palácio do Planalto, fez o trajeto de Aquidauana até Palmeira e definiu o esquema de segurança e cerimonial.

Acompanharam a equipe de Brasília (DF) no trajeto o secretário de Governo Osmar Jerônnymo, a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun e o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

O projeto foi idealizado no primeiro mandato do presidente Lula.

Na próxima sexta-feira, ele desembarca pela manhã na Base Aérea de Campo Grande, de onde segue de helicóptero até o 9ª Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana. De lá, segue de carro até a estação de Aquidauana, no Pantanal. O percurso é de 500 metros.

Lula embarca com a comitiva presidencial em Aquidauana e viaja 40 quilômetros até Palmeiras, segundo informações prévias sobre a agenda dele em Mato Grosso do Sul.

Trem do Pantanal:
O Trem do Pantanal foi desativado em 1992, quando houve a privatização da rede ferroviária, uma das principais criticas de Lula quando foi eleito presidente.

Agora, 17 anos depois, parte do trajeto será retomado em trem de passageiro.

Os sete vagões sairam na semana passada de Sorocaba (SP), com destino a Campo Grande. O nome, novo Pantanal Express. Com velocidade de 20 quilômetros por hora, em Sorocaba os sete vagões passaram por ampla reforma interna e externa, bem como na parte mecânica.

Os trabalhos demoraram 45 dias. Além da lataria, foram revistos e trocadas peças envolvendo freios, eixos, engates, equipamentos de suspensão, rolamento, entre outros acessórios. Inicialmente, o Trem do Pantanal terá cinco vagões de passageiros, todos com ar condicionado, um vagão destinado ao restaurante e outro destinado a serviços gerais, incluindo a cozinha. É nesse vagão que estará acoplada a locomotiva.

A empresa Serra Verde Express investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão para reativar o trem, obedecendo todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A viagem inaugural do Trem do Pantanal acontece nesta sexta-feira (8). O governador André Puccinelli e demais autoridades do Estado participam da cerimônia.

Midiamaxnews/Jacqueline Lopes e João Prestes

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Presidente Lula estará sexta feira em Aquidauana

Alex Mello

Está confirmado. O presidente Luiz Inácio da Silva estará nesta sexta em Aquidauana, para lançamento do Trem do Pantanal. O projeto, que para muitos era um sonho – pois chegou a ser anunciado várias vezes – foi concretizado graças aos esforços do Governo do Estado, governo municipal, América Latina Logística e a Serra Verde Express, empresa encarregada do transporte de passageiros através do moderno veículo de passageiros, composto por 7 vagões e que já esteve em Aquidauana neste domingo, com uma equipe técnica do projeto e nesta segunda, com a equipe do cerimonial da presidência da República.

O presidente da República deve chegar em Aquidauana entre 08h30 e 09h00 da manhã, a bordo de um helicótero, que pousará no 9º BeComb. No local será recebido pelo governador André Puccinelli, prefeito Fauzi Suleiman, prefeito Cláudio Valério, comandante da unidade Militar, coronel Abílio Sizino e as mais altas autoridades do Estado. “É o desfecho de um trabalho árduo. Muitos chegaram a duvidar da viabilidade do projeto. Aquidauana ganha um grande presente”, disse o prefeito Fauzi Suleiman, tão logo a presença do presidente Lula foi confirmada. O chefe do executivo decretou ponto facultativo em Aquidauana na próxima sexta feira.

Agência de Comunicação

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Exército faz exercícios para operação de Paz no Haiti~, em Aquidauana - MS




O Exército fará entre 3 e 8 de maio, em Aquidauana, treinamento de militares que serão enviados para a Missão de Paz no Haiti. O Exercício Avançado de Operações de Paz será aplicado aos integrantes do 9º Contingente da Companhia de Força de Paz no Haiti, que entra em operação a partir de junho com 250 militares.

O exercício busca avaliar o efetivo selecionado no planejamento e na execução das atividades de engenharia no contexto de uma operação de paz, além de medir o preparo, o adestramento e a eficiência profissional. O treinamento objetiva, também, segundo o Exército, 'consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do 9º Contingente'.

Durante o exercício serão realizadas atividades simuladas que poderão ser vivenciadas na área de operações do Haiti, em ambiente de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) e interação com órgãos da imprensa internacional, ONGs, Organizações Internacionais, agências da ONU e sociedade civil.

Nos dias 4 e 5 de maio o general-de-Exército Raymundo Nonato Cerqueira Filho, Comandante de Operações Terrestres; acompanhado do general-de-Exército Renato Joaquim Ferrarezi, comandante militar do Oeste; do general-de-divisão Paulo Kazunori Komatsu, vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; do General-de-Brigada Willians José Soares, subcomandante de Operações Terrestres; e do General-de-Brigada Sérgio José Pereira, Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, realizarão visitas ao exercício militar e acompanharão atividades desenvolvidas no Parque das Nações e em algumas ruas de Aquidauana.

A preparação militares do 9º Contg Cia Eng Haiti é realizado durante 15 semanas de treinamento. O preparo descentralizado acontece nas primeiras 11 semanas em sessenta e cinco organizações militares de Engenharia, localizadas em todo país, onde são ministradas as instruções operacionais, os módulos de instrução da ONU e as instruções técnicas (preparação dos especialistas de Engenharia). Nas últimas quatro semanas, a tropa é concentrada no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana, onde realiza os exercícios básico e avançado de operação de paz, sob a coordenação do Departamento de Engenharia de Construção e apoio do Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOPaz).

Missão

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti é comandada pelo Brasil, e possui cerca de 1.300 militares brasileiros da Marinha e do Exército. O efetivo total é de 6.700 homens, oriundos da Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.

A Companhia de Força de Paz no Haiti foi criada em 2005, após negociações entre representantes do governo brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU). A missão da Cia Eng Haiti é proporcionar o apoio de construção de campanha, de instalações - infra-estrutura e superestrutura e de proteção para os contingentes da Força de Paz em sua área de responsabilidade. Para cumprir a sua missão, a Engenharia do Exército Brasileiro mobilizou materiais de emprego militar e outros materiais de última geração, utilizados em obras de engenharia, como usina de asfalto, usina de britagem, caminhões e caçambas, tratores, carregadeiras sobre rodas e motoniveladoras, além de equipamentos necessários à abertura de poços artesianos.

Fonte: rmtonline