Fonte: | William Franco | |
Instituição parceira do governo municipal, o Exercito tem desenvolvido um trabalho conjunto com o Executivo. Em nome desse prestigio, o chefe da 30º circunscrição de serviço militar de Mato Grosso do Sul Tenente Coronel Pedro Paulo de Miranda Klein e seu assessor Sargento Sandoval na companhia do Tenente do 9º BE ComB Roney visitaram, na tarde de ontem (28), o prefeito Fauzi Suleiman. |
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Prefeito Fauzi recebeu visita de oficiais do Exército
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Aquidauana: morre Allyrio Verlangieri de Castro, herói da Força Expedicionária Brasileira
Faleceu neste 16 de outubro, devido a falência múltipla de órgãos o Sr. Allyrio Verlangieri de Castro, combatente da 2ª Guerra Mundial - Campanha da Itália (1944-1945), que integrou 9° Batalhão de Engenharia– da Força Expedicionária Brasileira (FEB), primeira tropa brasileira a entrar em combate no Front italiano a 06 de setembro de 1944.
O Pracinha (como são chamados os Combatentes da FEB) Allyrio Verlangieri de Castro, serviu na 2ª Companhia de Engenharia de Combate durante a Campanha da Itália, sob o comando do legendário Capitão Raul da Cruz Lima Junior que registrou a ação de guerra de sua Companhia de Engenharia no livro “Quebra Canela: A Engenharia Brasileira na Campanha da Itália."
O Cabo Allyrio Verlangieri de Castro, como integrante do 9º Batalhão de Engenharia Expedicionário, é citado como destaque por diversas vezes na obra Quebra-Canelas, por sua atuação em Campanha.
O “Héroi de Guerra” Allyrio participou dos principais combates travados naquele Teatro de Operações, como lê-se na obra em comento, tendo se destacado no ataque a localidade de Montese, que se configurava num baluarte das forças alemãs empregadas naquele teatro de operações.
A Batalha de Montese foi a epopeia, mais sangrenta da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB), com 426 baixas em combate tendo os integrantes do 6º Pelotão da 2ª Companhia de Engenharia de Combate a honra de terem entrado primeiramente em Montese, lado a lado com a Infantaria.
Durante a Tomada de Montese, o Cabo Allyrio, integrando o 6º Pelotão da 2ª Companhia de Engenharia de Combate, foi escalado com seu pelotão a acompanhar o ataque da 1ª Companhia de Infantaria do 11º Regimento de Infantaria, tendo permanecido no ataque àquela localidade por quatro jornadas, conforme palavras do Coronel Raul da Cruz Lima Júnior: “Parece impossível que tendo passado por tantas peripécias, no trato das minas e sob pesados bombardeios, apenas tivemos feridos naquele Pelotão (. . .) além do Alyrrio Verlangieri (. . .) seu apoio às operações de Montese se fizera de maneira marcante, derramando o próprio sangue em operações arrojadas. . .”
Seu Allyrio, como era chamado carinhosamente por militares e civis, rebebeu do governo brasileiro em reconhecimento por sua atuação na Campanha da Itália a Medalha Cruz de Combate de 1ª Classe, Medalha Sangue do Brasil, além de diversas outras comendas de entidades civis e militares.
Após a guerra, ao licenciar-se das Forças Armadas, integrou-se a comunidade sendo cidadão útil, empenhado em servir ao Brasil, não buscando a glória ou louvores por seu heroísmo.
Na atualidade, quando àqueles de memória curta parecem se esquecer dos perigos dos discursos segregacionistas, dos totalitarismos de todas as matizes ideológicas, a morte do Herói de Guerra Allyrio Verlangieri de Castro, nos remete a reflexões dos horrores da guerra e de suas consequências para a população de qualquer país atingido pelos seus efeitos.
Além da necessidade de todo cidadão de combater qualquer tentativa de imposição de regimes que ameassem a paz social e a democracia.
Neste dia, a família enlutada perde um pai de família exemplar, cidadão honrado que teve uma vida ilibada e proba. O 9º Batalhão de Engenharia de Combate e o Exército Brasileiro, a cidade de Aquidauana e o Brasil perdem um herói, que contribuiu com seu sacrifício anônimo, com seu sangue, na luta contra o totalitarismo, colaborando para a construção de um mundo mais justo e democrático.
À família do Senhor Allyrio Verlangieri de Castro as condolências da sociedade aquidauanense e de seus irmãos d’armas do 9º Batalhão de Engenharia de Combate.
ABÍLIO SIZINO DE LIMA FILHO – CORONEL
Comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate
9º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE
A CASA DO ENGENHEIRO EXPEDICIONÁRIO
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Fauzi recebeu dupla homenagem no Batalhão Carlos Camisão
Prestar homenagem a figuras ilustres da sociedade que contribuíram significativamente com o Exército Brasileiro, este é o objetivo da Medalha Marechal Machado Lopes entregue na manhã desta quarta-feira (14) a diversas autoridades presentes na solenidade de comemoração aos 67 anos de criação do Batalhão Carlos Camisão.
Entre os homenageados, destaque para o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) que além de receber a medalha, criada pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, foi homenageado com o diploma “Amigo do Batalhão”.
Além do prefeito, dois gerentes do Governo Municipal figuraram entre os homenageados recebendo, também, o diploma de Amigos do Batalhão. Trata-se da professora Eva Enilde Franco Fernandes, gerente de Desenvolvimento Social, e o administrador Archibald Macintyre - gerente de Obras e Serviços Urbanos.
Para o prefeito Fauzi Suleiman a homenagem representa um reconhecimento do trabalho que a prefeitura tem feito de valorização as instituições de Aquidauana. “É um motivo de muito orgulho, de satisfação pessoal receber esta homenagem de uma instituição do porte do 9o batalhão, que tem uma história profunda de defesa dos interesses do País e de grande participação na vida social e cívica da nossa cidade”, afirmou.
Esta é a segunda homenagem militar que o chefe do executivo aquidauanense recebe este ano. Em Setembro, ele recebeu a Medalha do Mérito concedida pela Polícia Militar no Palácio Tiradentes, proposta pelo ex-comandante do 7o Batalhão da PM de Aquidauana, tenente coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira. A solenidade foi realizada na sede do Comando Geral da PM em Campo Grande, durante as festividades de celebração dos 174 anos de criação da instituição.
Fonte: ACS/Aquidauana
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Histórico batalhão completa 67 anos em Aquidauana (Postada por Danuza Zambrana)
Fonte: Anastácio Notícias |
Fonte: Anastácio Notícias