terça-feira, 27 de setembro de 2016

Batalhão de Engenharia de Combate faz parte da história dos aquidauanenses

Nabil Jaffal


9º B.E.Comb faz parte da nossa história

Com importante participação na história do município, participando do combate ao nazi-facismo durante a Segunda Guerra Mundial, treinando militares para missões de paz, aquecendo a economia local, formando  jovens para o mercado de trabalho e auxiliando nas calamidades públicas, o 9º. Batalhão de Engenharia de Combate também faz parte da história dos aquidauanenses. O Jornal Notícias do Estado com essa reportagem homenageia nosso glorioso Batalhão.

Criado pelo Decreto nº 4.799, de 06 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. O 9º. B.E.Comb, Nono Batalhão de Engenharia de Combate, chamado de Batalhão Carlos Camisão, faz parte da nossa história. 

Seu nome histórico é uma homenagem ao coronel Carlos de Morais Camisão, líder da Retirada da Laguna, durante a Guerra do Paraguai. 

Foi incorporado à Força Expedicionária Brasileira, para os combates na Segunda Guerra Mundial. Participou com êxito das batalhas de Monte Castello, Castelnuovo e Montese

Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paulo Gonzaga de Oliveira. Atualmente é comandado pelo Coronel Diderot, José Diderot Fonseca e é subordinado ao Núcleo do 3º Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Oeste, sediado em Campo Grande. 

Tem como tarefa primária formar contingentes de reservistas, qualificando para o mercado de trabalho os jovens que servem a Pátria em suas fileiras.

O Batalhão faz parte da história de Aquidauana, desde sua fundação, com a defesa de nosso território durante a Guerra do Paraguai, com a participação de seus pracinhas Febianos, da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial e atualmente na Missão de Paz da ONU, que faz parte no Haiti, formando militares brasileiros para atuarem na reconstrução daquele país.

Aquidauana se beneficia economicamente do Batalhão que conta com um corpo de 35 oficiais, 115 praças, entre 3º sargentos e suboficiais, 115 soldados e cabos efetivos. Além de 4 companhias com cerca de 342 soldados conscritos que anualmente servem ao Brasil.

Com cerca de 2 milhões de reais em salários, despejados todos os meses na economia local, o comércio e empresas prestadoras de serviços que atendem os militares e suas famílias são os grandes beneficiados, gerando empregos e renda para uma parcela significativa de aquidauanenses.

Nas calamidades públicas, a mão amiga do nosso batalhão está sempre presente atendendo a comunidade e auxiliando o Estado nas lacunas que com muita presteza e competência nosso Exército preenche.

Aquidauana tem orgulho de ter em sua sede uma unidade das Forças Armadas Brasileira atuante, com uma invejável história de bons serviços a Nação. Parabéns Aquidauana. 
JNE Diário

Postado por Carlos PAIM

Nenhum comentário: