segunda-feira, 14 de outubro de 2019


Batalhão Carlos Camisão inaugura último Marco da Retirada da Laguna


O último dos 103 marcos colocados pelo 9º BE Cmb de Aquidauana (de um total de 117 do projeto do CMO) no itinerário da Retirada da Laguna foi inaugurado quinta-feira (10/10/2019) pelo comandante do 9º BE Cmb - Batalhão Carlos Camisão, Ten Cel Alexandre Costa, e por dois de seus convidados, Professor Dr. Norton Hayd (da UEMS) e escritor José Pedro Frazão (da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras).                

A solenidade se deu na divisa entre Anastácio e Nioaque, interior da Fazenda Padroeira do Brasil, num trecho descampado que ainda apresenta sinais dos prados característicos do cerrado predominante na região desde a referida Retirada da Laguna - episódio da Guerra do Paraguai ocorrido de 8 de maio a 11 de junho de 1867, nesta região, de Laguna (PY) ao Porto Canuto (Anastácio), em que as tropas do império brasileiro resistiram à forte perseguição da cavalaria paraguaia.

                 
Os marcos, feitos de concreto, estão colocados a cada dois quilômetros na trilha, com o objetivo de demarcar o itinerário aproximado percorrido pelas tropas no episódio da Retirada, cada um batizado com um nome que identifica uma ocorrência histórica. A colocação dos mesmos teve início em 2013 pela 4ª Bda C Mec e continuação pelo 9º BE Cmb. Esse derradeiro marco inaugurado recebe o nome "Retorno a Nioac" (em grafia original) e fica próximo do marco "Toque dos Clarins" (no Km 234), que indica a desistência e o retorno do inimigo, quando em 8 de junho de 1867 os brasileiros atingiram as margens do Rio Taquaruçu, na atual divisa Anastácio-Nioaque. O Toque dos clarins, conforme a narrativa de Visconde de Taunay, foi o sinal da cavalaria paraguaia anunciando o seu retorno e o fim da perseguição, tendo o final da histórica marcha ocorrido em 11 de junho no Porto Canuto.
Está prevista para às 10h do dia 25 de outubro em curso, no Porto Canuto, a inauguração oficial de todos os marcos pelo CMO e unidades militares envolvidas, evento que marcará também o encerramento do "Encontro Internacional de História sobre as Operações Bélicas na Guerra da Tríplice Aliança" (de 21 a 25 de outubro, em Corumbá, com trajeto Campo Grande, Corumbá, Ladário, Forte Coimbra, Aquidauana e Anastácio).




Nenhum comentário: