quarta-feira, 29 de abril de 2009

Instituições devem reconhecer a importância do exército

Portal ALMS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos destacou a importância do Exército Brasileiro e lembrou da própria infância durante o discurso na sessão solene de entrega dos títulos de cidadão sul-mato-grossense aos generais de exército Enzo Martins Peri e Rui Alves Catão.

Jerson lembrou de quando menino acompanhava o desfile militar pela 14 de julho e como se emocionava ao ouvir a Canção do Expedicionário. O deputado frisou a inteligência, o alto grau de civismo, a competência e a disponibilidade de sevir que caracterizam os dois militares homenageados.

Ainda durante o discurso, o presidente da Assembleia lembrou do sacrifício de Antônio João na defesa do Forte de Dourados e do contigente militar que defendeu o Forte Coimbra durante a Guerra da Tríplice Aliança.

Jerson Domingos disse também que em tempos de paz, as tropas do exército são empregadas na defesa da faixa de fronteira para levar alimentos e serviços médicos a regiões de difícil acesso, além de cooperarem nas campanhas de vacinação, nas eleições e em pesquisas científicas.

O deputado também fez questão de destacar a importante formação educadora promovida pelo Colégio Militar e demais centros de ensino mantidos pela força, além da condecoração recebida pelo batalhão formado em Mato Grosso do Sul pelos serviços prestados no Haiti.

"Nosso exército não se serve da mídia para fazer propaganda de sua ações e, talvez por esse motivo, é muitas vezes incompreendido e julgado com severidade por aqueles que não conhecem seu trabalho, mas nossas instituições têm por dever e obrigação reconhecer que sem esse trabalho elas nem mesmo existiriam", ponderou Jerson Domingos.

A solenidade de entrega dos títulos de cidadania contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Ministro da Defesa, Nelson Jobim; o general Darke Nunes Figueiredo, chefe do Estado Maior do Exército; o secretário de Segurança Pública, Wantuir Francisco Jacini; o presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembergador Elpídio Helvécio Chaves; e os deputados Ary Rigo (PDT), Antônio Braga (PDT), Dione Hashioka (PSDB), Youssif Domingos (PMDB), Zé Teixeira (DEM), Onevan de Matos (PDT), Pedro Teruel (PT), Akira Otsubo (PMDB), Coronel Ivan (PDT), Diogo Tita (PMDB) e Amarildo Cruz (PT).

Nenhum comentário: