sexta-feira, 1 de maio de 2009

Exército faz exercícios para operação de Paz no Haiti~, em Aquidauana - MS




O Exército fará entre 3 e 8 de maio, em Aquidauana, treinamento de militares que serão enviados para a Missão de Paz no Haiti. O Exercício Avançado de Operações de Paz será aplicado aos integrantes do 9º Contingente da Companhia de Força de Paz no Haiti, que entra em operação a partir de junho com 250 militares.

O exercício busca avaliar o efetivo selecionado no planejamento e na execução das atividades de engenharia no contexto de uma operação de paz, além de medir o preparo, o adestramento e a eficiência profissional. O treinamento objetiva, também, segundo o Exército, 'consolidar o espírito de corpo e sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes do 9º Contingente'.

Durante o exercício serão realizadas atividades simuladas que poderão ser vivenciadas na área de operações do Haiti, em ambiente de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) e interação com órgãos da imprensa internacional, ONGs, Organizações Internacionais, agências da ONU e sociedade civil.

Nos dias 4 e 5 de maio o general-de-Exército Raymundo Nonato Cerqueira Filho, Comandante de Operações Terrestres; acompanhado do general-de-Exército Renato Joaquim Ferrarezi, comandante militar do Oeste; do general-de-divisão Paulo Kazunori Komatsu, vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; do General-de-Brigada Willians José Soares, subcomandante de Operações Terrestres; e do General-de-Brigada Sérgio José Pereira, Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, realizarão visitas ao exercício militar e acompanharão atividades desenvolvidas no Parque das Nações e em algumas ruas de Aquidauana.

A preparação militares do 9º Contg Cia Eng Haiti é realizado durante 15 semanas de treinamento. O preparo descentralizado acontece nas primeiras 11 semanas em sessenta e cinco organizações militares de Engenharia, localizadas em todo país, onde são ministradas as instruções operacionais, os módulos de instrução da ONU e as instruções técnicas (preparação dos especialistas de Engenharia). Nas últimas quatro semanas, a tropa é concentrada no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana, onde realiza os exercícios básico e avançado de operação de paz, sob a coordenação do Departamento de Engenharia de Construção e apoio do Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOPaz).

Missão

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti é comandada pelo Brasil, e possui cerca de 1.300 militares brasileiros da Marinha e do Exército. O efetivo total é de 6.700 homens, oriundos da Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.

A Companhia de Força de Paz no Haiti foi criada em 2005, após negociações entre representantes do governo brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU). A missão da Cia Eng Haiti é proporcionar o apoio de construção de campanha, de instalações - infra-estrutura e superestrutura e de proteção para os contingentes da Força de Paz em sua área de responsabilidade. Para cumprir a sua missão, a Engenharia do Exército Brasileiro mobilizou materiais de emprego militar e outros materiais de última geração, utilizados em obras de engenharia, como usina de asfalto, usina de britagem, caminhões e caçambas, tratores, carregadeiras sobre rodas e motoniveladoras, além de equipamentos necessários à abertura de poços artesianos.

Fonte: rmtonline

Nenhum comentário: