domingo, 24 de maio de 2009

VILLAGRAN CABRITA - PATRONO DA ARMA DE ENGENHARIA




O Ten Cel João Carlos de Villagran Cabrita tombou no dia 10 de Abril de 1866, em plena Batalha da ilha de Redenção, no rio Paraná, quando então comandava o Batalhão de Engenheiros, originário do lusitano Real Corpos de Engenheiros.
Foi uma jornada de intensos combates, de sangrentos encontros e heróicas ações de astúcia e engenhosidade. A coragem de Villagran Cabrita galvanizava a determinação dos homens que o seguiam em todas as ações.
Naquele cenário heróico, depois da agitação, do entrevero e do cansaço, a espessa fumaça, com cheiro de pólvora, se disparava um tiro isolado. Permaneciam apenas os despojos dos guerreiros com seus uniformes azuis e brancos manchados de sangue, aferrados à posição que defenderam até a morte. Os engenheiros, bem como o seu chefe, afirmaram-se como combatentes abnegados e eficientes, porque ninguém os expulsou dali.
O ilustre chefe, valoroso e heróico comandante , reviveu para a glória, como só ocorre com os verdadeiros soldados. Pelo exemplo legado e méritos incontestáveis, tornou-se patrono da Arma de Engenharia. É ele quem está à testa de todas as tropas de Engenharia que hoje desfilam, como a indicar o caminho às gerações de engenheiros que o sucederam na honrosa e digna missão de manter inviolável o imenso patrimônio territorial recebido como herança de nossos antepassados.



Para LER MAIS, clique no LINK seguinte:


http://www.17gac.eb.mil.br/Atv_sociais/Civismo/Patronos/Patronos.htm

Nenhum comentário: