terça-feira, 5 de maio de 2009

Lula chega de helicoptero no 9. B E COMB

Lula embarca em Aquidauana no Trem do Pantanal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar por mais de uma hora no novo Trem do Pantanal na sexta-feira (8). Ontem, a equipe precursora do Palácio do Planalto, fez o trajeto de Aquidauana até Palmeira e definiu o esquema de segurança e cerimonial.

Acompanharam a equipe de Brasília (DF) no trajeto o secretário de Governo Osmar Jerônnymo, a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun e o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

O projeto foi idealizado no primeiro mandato do presidente Lula.

Na próxima sexta-feira, ele desembarca pela manhã na Base Aérea de Campo Grande, de onde segue de helicóptero até o 9ª Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana. De lá, segue de carro até a estação de Aquidauana, no Pantanal. O percurso é de 500 metros.

Lula embarca com a comitiva presidencial em Aquidauana e viaja 40 quilômetros até Palmeiras, segundo informações prévias sobre a agenda dele em Mato Grosso do Sul.

Trem do Pantanal:
O Trem do Pantanal foi desativado em 1992, quando houve a privatização da rede ferroviária, uma das principais criticas de Lula quando foi eleito presidente.

Agora, 17 anos depois, parte do trajeto será retomado em trem de passageiro.

Os sete vagões sairam na semana passada de Sorocaba (SP), com destino a Campo Grande. O nome, novo Pantanal Express. Com velocidade de 20 quilômetros por hora, em Sorocaba os sete vagões passaram por ampla reforma interna e externa, bem como na parte mecânica.

Os trabalhos demoraram 45 dias. Além da lataria, foram revistos e trocadas peças envolvendo freios, eixos, engates, equipamentos de suspensão, rolamento, entre outros acessórios. Inicialmente, o Trem do Pantanal terá cinco vagões de passageiros, todos com ar condicionado, um vagão destinado ao restaurante e outro destinado a serviços gerais, incluindo a cozinha. É nesse vagão que estará acoplada a locomotiva.

A empresa Serra Verde Express investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão para reativar o trem, obedecendo todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A viagem inaugural do Trem do Pantanal acontece nesta sexta-feira (8). O governador André Puccinelli e demais autoridades do Estado participam da cerimônia.

Midiamaxnews/Jacqueline Lopes e João Prestes

Nenhum comentário: